
Programa
Patrimônio Cidadão
2024, Salvador
“Quando se tira o povo do Centro Histórico,
ali não tem mais nada, só a casca.”
Ministra Margareth Menezes
Dia 22.03.2024 foi um dia simbólico para nós das comunidades e movimentos do Centro Antigo e Centro Histórico de Salvador. Fruto de muitos anos de luta e resistência negra e popular pelo reconhecimento, permanência e preservação das nossas vidas e dos nossos territórios. Foi lançado o Programa Patrimônio Cidadão, pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O programa consiste em uma série de ações, iniciativas, e projetos para proteção de territórios e comunidades historicamente marginalizados.






Entre as ações, recebemos com muita gratidão e respeito o Canteiro-Modelo de Conservação de Salvador que tem como objetivo a oferta de assistência técnica pública e gratuita as/aos moradoras/es do Centro. Entre elas, destacamos a importância das melhorias habitacionais para famílias de baixa-renda do Centro Histórico e a recuperação e estabilização das moradias do Forte de São Paulo da Gamboa.
São muitos anos de luta pela permanência, pela garantia da moradia digna, por melhores condições de vida e trabalho. São anos de atuação dos movimentos e comunidades, liderados por mulheres negras, na manutenção da vida dos nossos territórios, contra todo tipo de violação de direitos.
É uma longa trajetória buscando reconhecimento do poder público, sentar nas mesas de negociação, de participar ativamente sobre as intervenções que vão acontecer nos nossos espaços. Desejamos que novos caminhos de reparação histórica possam ser escritos.
O direito de viver, morar e trabalhar no Centro Histórico e Antigo da Cidade anda de mãos dadas com o direito à participação social e reconhecimento da nossa gente, com suas culturas, saberes e modos de viver, enquanto o maior PATRIMÔNIO do território.



Saudamos todas as entidades parceiras nessa construção!
O Centro Histórico de Salvador é do povo! Viva a luta!







Fotografias | Matheus Tanajura