
Audiência Viver, Morar, Trabalhar no
Centro Antigo de Salvador
2023, Salvador
No dia 19.10.2023, a Audiência Pública Popular 'VIVER, MORAR, TRABALHAR' demarcou um momento histórico, reunindo comunidades, movimentos sociais, órgãos públicos e entidades parceiras para discutir o futuro do Centro Antigo e Centro Histórico de Salvador. Organizada pela Articulação do Centro Antigo, a audiência debateu questões cruciais, como habitação social, cultura, turismo e a permanência da população negra.
Nada sobre nós sem nós!






Entidades e órgãos públicos convidados foram convocados a responder uma série de perguntas referentes às demandas da comunidade. Na mesa de debate, estiveram presentes representantes da CONDER, IPHAN, Fundação Mário Leal Ferreira, Superintendência do Patrimônio da União (SPU/BA), Secretaria Estadual de Turismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Defensoria Pública do Estado (DPE/BA) e Ministério Público do Estado (MP/BA).
Entretanto, ausências importantes, como do IPAC, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foram vistas como descaso com o tema.
Como resultado da audiência, foi proposta a criação de um Núcleo de Mediação de Conflitos Fundiários, composto por órgãos públicos, movimentos sociais e instituições parceiras. Foi proposta também a realização de uma nova audiência, prevista para o final de novembro, visto que muitas das questões não foram respondidas pelas entidades públicas. Com a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador se aproximando, enfatizamos a necessidade de repensar o projeto da cidade, garantindo que ele valorize a vida do povo negro que mantém este território vivo!



Seguimos em luta!






Apoio
Mandato do Vereador Silvio Humberto
Apoio financeiro
CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços
CEAS - Centro de Estudos e Ação Social
IBDU - Instituto de Direito Urbanístico
Fotografias
Matheus Tanajura
Ilustrações
Maiane Coutinho